Cuidados com a direção no período de chuvas
- Por Classificados do Rio
- •
- 11 jun., 2018
- •
Veja como garantir mais segurança e proteção no seu automóvel nas épocas de chuva.

Em dias chuvosos, o cuidado na direção precisa ser redobrado para evitar acidentes.
Quando a chuva começa não tem pra onde correr! Ligar o limpador de para-brisa é a primeira ação necessária. Depois, a melhor forma de evitar qualquer tipo de acidente é seguir algumas dicas de direção defensiva para tentar driblar as dificuldades que podem aparecer, como a menor visibilidade, pista escorregadia, falta de aderência dos pneus e até a água acumulada sobre o asfalto, essa por sua vez pode provocar a aquaplanagem ou “deslizamento” do carro.
Se enfrentar a chuva for inevitável, seja por uma emergência ou compromisso marcado, até mesmo engarrafamento, tente seguir as seguintes dicas:
Tome cuidado redobrado para evitar a aquaplanagem
Esse é o principal perigo em dias de chuva. A aquaplanagem acontece quando uma poça rasa de água é criada sobre o asfalto e deixa o chão bastante escorregadio, fazendo com que os pneus não entrem em contato com o asfalto e o carro derrape. Sempre diminua a velocidade e fique de olho nos tamanhos das poças formadas, dando uma distancia do veículo que está a sua frente.
Dica: em caso de aquaplanagem mantenha a calma, pare de acelerar e deixe a direção reta sem pisar no freio.
Freios em condições perfeitas
Confira o fluido de freio periodicamente e também a condição dos outros componentes do sistema de freios, como cilindros, discos etc. Assim como os pneus, o sistema de freios são um dos componentes importantes e responsável por parar seu veículo em alguma emergência. Fique sempre atento(a)!
Dica: tenha em mente uma única palavra enquanto dirige nesses períodos de chuva: desacelere!
Redução da visibilidade
Perder a visibilidade enquanto dirige é um problema e tanto e acontece com os carros que não tem ar-condicionado. Nos dias de chuva, a temperatura externa diminui e enquanto isso o ambiente interno do veículo fica mais quente, por conta da nossa respiração e calor corporal. Por isso que, quanto maior o número de pessoas dentro do carro, mais rápido os vidros ficarão embaçados. Caso o carro tenha ar-condicionado a solução é ligar em uma temperatura menor. Se o carro não tem, o melhor é ligar o ventilador do carro direto no para-brisa, abrir um pouco as janelas.
Dica: Outra solução é ligar o ar-quente direcionado para o vidro dianteiro, evaporando as gotículas formadas e em seguida ligar o ar frio. Caso o problema persista, pare em um lugar seguro e tente resolver com calma.
Lanternas e sinalização em dia
Geralmente os dias de chuva tendem a ser mais escuros, nos obrigando a dirigir com farol aceso. As luzes de sinalização precisam estar reguladas a fim de evitar problemas maiores. Por essa razão sempre procure deixar tudo certo, evitando revisar suas lanternas antes de sair com o carro.
Dica: fique atento(a), conduzir um veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas é infração média, de 4 pontos na carteira, com multa!
Fique de olho onde vai estacionar!
Algumas chuvas e tempestades vem acompanhada de raios e ventania, o que provoca a queda de árvores que podem bloquear os acessos à vias e ruas. Nessas épocas chuvosas procure deixar seu carro estacionado em locais cobertos e longe de árvores, afinal, não existe maneira de prever quando uma árvore cairá por conta da ventania.
Dica: garagens protegidas e estacionamentos privativos evitam que o carro sofra danos maiores
Muita atenção!
Antes de qualquer coisa, a preocupação nessa hora deve sempre ser a segurança, então se preocupe com as dicas básicas como não ultrapassar a distância de segurança e prezar pela atenção redobrada. Não hesite em parar no acostamento caso a situação esteja difícil, sempre com o pisca-alerta ligado e a sinalização.